Bem-Vindo(a)!

O Ecologicamente Sustentável possui fundo preto para reduzir os males provocados pelo excesso de luminosidade nos olhos e economizar energia gasta pelo monitor.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Papel Reciclado

Acabam-se as férias de verão (não!) e de volta para a carteira da sala de aula ou para a mesa do escritório. Sem dúvida, neste novo ano que se inicia, temos que comprar materiais novos.

Será mesmo? Devemos lembrar que reutilizar é palavra-chave quando se trata de desenvolvimento sustentável. Por isso, é importante que peguemos todo o material do ano anterior: o caderno daquele professor que quase não escrevemos e está praticamente vazio, aquela borracha que está quase acabando, aquele lápis de 3cm que caiu atrás da cama, a caneta bic sem tampa e assim vai o longo inventário de objetos a se recolher. Só depois de vermos aquilo que ainda pode ser reaproveitado, é que devemos ir às compras. Perceberemos que a lista do que deve ser comprado diminuiu, sobrou mais dinheiro no bolso e que o meio ambiente agradeceu por terem sido despejados menos resíduos no lixo.

Se, mesmo assim houver necessidade de se comprar novos cadernos, devemos priorizar aqueles feitos com papel reciclado. Mesmo que não haja na primeira papelaria que visitarmos, não devemos hesitar em olhar outras e perguntar ao vendedor se há esse tipo de produto, pois é assim que eles perceberão a demanda e passarão a vendê-los.

Por que papel reciclado?

  • Para cada 50 quilos de papel reciclado, evita-se a que 1 árvore seja cortada. Isso significa que, se você comprar seus cadernos de papel reciclado e convencer alguns amigos de fazerem o mesmo, estão de parabéns, pois acabam de salvar uma árvore!

  • Água! Para produção de uma tonelada de papel reciclado, se gasta em média 2.000 litros de água. No caso do papel tradicional, esse volume chega a 100.000 litros de água. Essa é a atividade industrial em que mais se utiliza água.

  • A produção do papel reciclado demanda menos energia do que o processo tradicional.

  • Utilização de menos produtos químicos que agridem o meio ambiente.

  • Redução do volume de lixo.

  • Mesmo com a política de reflorestamento, a produção crescente de papel não é sustentável, podendo torná-lo cada vez mais escasso.

  • Mais empregos são criados, devido à coleta do papel usado. No Brasil, atualmente, o preço do papel reciclado ainda é mais alto do que o tradicional, pois não há grande consumo, repassando com mais intensidade os custos dessa coleta. A tendência é que, com o aumento do consumo, o papel reciclado seja mais barato do que o comum.

Para enfatizar a importância de comprar papel reciclado, segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), apenas em 2007, foram produzidos 2.473.415 toneladas de papel apenas para impressão. Para diminuir o impacto ambiental deste número, procure sempre utilizar os dois lados da folha na hora de imprimir e de escrever.

Dica: O uso de fichário em vez de cadernos pode ser bastante beneficente para a preservação do meio ambiente, pois nele só é utilizado o número exato de folhas necessárias, evitando desperdícios. Lembrando-se, é claro, de priorizar a compra de folhas de papel reciclado.



Artigos relacionados:

Papel Plástico

10 comentários:

  1. faltou papel esses dias e pela primeira vez na vida, impulsionado pelo seu alerta aqui colocado, comprei papel reciclado!

    ResponderExcluir
  2. fico feliz que consegui convencer alguém da importância de se utilizar papel reciclado! =)

    ResponderExcluir
  3. Eu estava navegando na internet a procura de lojas online que tivessem refil reciclado de fichario quando vi o seu blog. Gostaria de dizer que acho isso algo muito legal da sua parte (escrever de forma à incentivar as pessoas a usar papel reciclado e outros metodos para economizar, não só o dinheiro como também os recursos naturais.).

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Elton!

    Mais legal ainda é perceber que as pessoas estão tomando iniciativa de mudar seus hábitos!

    Isso é muito bom!

    ResponderExcluir
  5. veja esta reportagem : do valor economico de 15/09/09 . onde contradiz algumas informações que vcs estao dizendo. Eu trabalhei em uma empresa de papel e afirmo tambem que se gasta muito mais energia e quimicos para se fazer uma folha de papel reciclado. Por favor informar-se melhor antes de divulgar uma mentira.

    ResponderExcluir
  6. Papel reciclado não preserva o meio ambiente
    Estudo divulgado pelo Estado de São Paulo mostra que produção do papel reciclado pode poluir mais do que o papel branco.

    Muitas corporações atualmente utilizam o papel reciclado como forma de comunicar que são socialmente responsáveis. O consumo do papel reciclado cresce a taxas de 20% ao ano, porém está sendo utilizada apenas como uma ferramenta de marketing em diversas organizações.
    Empresas que hoje possuem somente este recurso para informar que são ecologicamente responsáveis, terão de repensar suas ações futuras com relação ao meio ambiente.
    Estudo realizado pela Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) mostra que a produção de papel reciclado pode gerar um volume de efluentes até seis vezes maior que o papel branco. O estudo também mostra que o consumo de energia elétrica na produção de papel reciclado (750kWh/t) é superior ao consumo de energia na produção do papel branco.
    Segundo Antônio Gimenez, gerente da área de negócios de Impressão e Conversão da International Paper (IP), 100% do papel produzido vem de florestas plantadas para este fim.
    Pode-se dizer que, se por um lado agredimos o meio ambiente por tirar árvores da natureza para a produção de papel, por outro, poluímos ao emitir mais efluentes na atmosfera na produção do papel reciclado.
    Postado por Luiz Nadais às 07:01
    1 comentários:

    Strider disse...

    Não só isso, o papel reciclado, assim como os lápis de cor, é feito com madeira de eucalipto, que não é uma árvore "boazinha". Por consumir muita água, ela acaba drenando os lençóis freáticos e impedindo outras árvores de crescer na região - nem mesmo grama floresce aus seos pés. Mesmo assim, estão plantando eucaliptos indiscriminadamente em qualquer lugar, desequilibrando o ecossistema. Uma tragédia.
    20 de Maio de 2008 05:31

    ResponderExcluir
  7. Esse Megagigatera tem grande dose de razão. Estamos entrando numa onda ecológica desconhecendo o que há por trás da fachada desse marketing. Precisamos conhecer mais a fundo as questões antes de dar opiniões sem embasamento.

    ResponderExcluir
  8. E o tal do Kindle, que dizem que vai acabar com os livros impressos? Já pensou quanto tempo a natureza leva para consumir essa parafernália de plástico? E a bateria?
    Um livro, por ser de papel, se desfaz na natureza em um tempo muitas vezes menor.
    Será que é outra onda de marketing vindo aí pra fazer nossa cabeça?

    ResponderExcluir
  9. eu sou uma mega fã de vcs,amo o trabalho que vcs fazem pela naturaza.Eu fasso minha parte e vivo tentando convencer meus amigos de fazer tambem,to de namorado novo e ele faz tudo que eu pesso,ele passou a me ajudar a convencer as pessoas!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei encontrar esse texto, pois procurava algo sucinto como o que encontrei aqui para mostrar a minha professoara da faculdade como é importante que eu entregue o meu relatório em folhas recicláveis.

    ResponderExcluir