Bem-Vindo(a)!

O Ecologicamente Sustentável possui fundo preto para reduzir os males provocados pelo excesso de luminosidade nos olhos e economizar energia gasta pelo monitor.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Crise econômica: boa ou ruim?

Do ponto de vista ecológico, a crise mundial pode trazer vários benefícios.

Diminuiu-se o consumo, o que significa que também diminuiu todas as mazelas que o consumo traz, desde a produção, que gera emissões de co2 e resíduos industriais, transporte e até mesmo os dejetos depois do consumo.

Tudo isso tem seu valor para o meio ambiente por duas razões:

A primeira é que grande parte de toda a produção, transporte e consumo não estão de acordo com as práticas de sustentabilidade, já que a consciência ambiental ainda não predomina. Desta forma, se há desaceleração, sem dúvida, quer dizer que o homem está explorando menos o meio ambiente.

A segunda razão é que, cada vez mais, estamos questionando se toda a estrutura em que estava baseada a economia antes da crise é realmente a melhor que pode-se aplicar. Vale lembrar aqui a importância da EcoEconomia, já que a economia clássica, com todos os seus cálculos e gráficos, ignora o fato de os recursos naturais serem finitos.

Assim, novos modelos, nos quais os ecologicamente sustentáveis estão incluídos, são cogitados como possíveis. Além disso, mercados onde há muitas empresas com processos de produção ultrapassados (muitas vezes mais poluentes), abrem espaço para novas empresas, que irão competir utilizando, provavelmente, as mais modernas técnicas administrativas, que inevitavelmente esbarrarão na sustentabilidade. O conjunto dessas técnicas é conhecido como EcoEficiência.

É importante enfatizar que apenas analiso a crise no âmbito ambiental, já o lado social certamente é bastante prejudicado, principalmente no que tange àqueles que passam por dificuldades financeiras.

Pense de novo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário