Bem-Vindo(a)!

O Ecologicamente Sustentável possui fundo preto para reduzir os males provocados pelo excesso de luminosidade nos olhos e economizar energia gasta pelo monitor.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Petróleo x Álcool (Etanol) no Efeito Estufa

Quais as diferenças entre essas duas fontes de energia? O que isso muda para o planeta?

Para facilitar o entendimento quanto ao álcool combustível, separarei o procedimento da obtenção dessa energia em etapas.

Primeira: o homem planta a cana-de-açúcar (Brasil) ou o milho (EUA).

Segunda: o vegetal cresce. Isso ocorre por meio da fotossíntese: processo em que ele retira da atmosfera o CO2, “quebra” esse gás, devolve o O2 para o ar e utiliza o carbono restante para produzir novas células e moléculas.

Terceira: o homem corta o vegetal e o transforma em álcool combustível (etanol), por meio da fermentação.

Quarta: o álcool combustível é queimado (carro, indústria, álcool de cozinha, etc.), liberando CO2 na atmosfera.

Se você reparar bem, vai perceber que o gás carbônico liberado no final do processo é o mesmo daquele que foi capturado no início, fazendo com que, no final das contas, o processo termine no “zero a zero” em emissões. Vale ressaltar, no entanto, que não estão sendo consideradas as emissões realizadas para que o processo acima ocorra, isto é, as emissões das máquinas para plantar e cortar, do transporte, entre outras.

Pelo fato de essa fonte de energia poder ser "refeita" (no caso, plantada) periodicamente, ela é caracterizada como renovável (também conhecida como alternativa).

No caso dos derivados de petróleo, o placar está longe do zero a zero, já que ele é uma fonte de energia não renovável. Isso ocorre, porque o petróleo é proveniente do subsolo, gerado depois de milhões de anos submetido a altas pressões e temperaturas aplicadas a restos orgânicos de animais e vegetais. Desta forma, quando o homem extrai e queima o “ouro negro”, ele passa a jogar na atmosfera quantidades de gás CO2 que não estavam contabilizadas anteriormente, intensificando o efeito estufa.

Por essa razão que se considera o álcool combustível uma fonte de energia mais limpa do que a gasolina ou o diesel (derivados do petróleo).

Para refletir:

2 comentários: