Bem-Vindo(a)!

O Ecologicamente Sustentável possui fundo preto para reduzir os males provocados pelo excesso de luminosidade nos olhos e economizar energia gasta pelo monitor.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Carros Elétricos - Esperança ou Realidade?

Quem vive numa grande cidade e nunca sofreu com a poluição do tráfego que atire a primeira pedra...

Para os que sofrem com a poluição atmosférica sabem que não é de hoje que são exibidos carros elétricos em grandes eventos do setor automobilístico, cada um com seu maravilhoso design e capaz de fazer os mais ecologicamente conscientes sonharem com o futuro mais próspero.

Neste futuro – que torcemos para chegar o mais breve possível – todos os veículos automotores serão movidos por uma fonte de energia alternativa renovável e totalmente limpa, como o caso de veículos elétricos ou dos movidos a hidrogênio. Vale ressaltar que energia renovável é aquela que pode ser produzida pelo homem (para os mais fãs da física não me crucificarem, lembro que energia não pode ser “produzida”, mas sim transformada; por exemplo: transformação da energia mecânica dos ventos, a eólica, para energia elétrica). Atualmente, utiliza-se, principalmente, a gasolina e óleo diesel, derivados do petróleo, que, além de não serem renováveis, contribuem para o efeito estufa.

No entanto, além desses promissores “carros do futuro”, já existem motocicletas elétricas à venda, que custam menos do que motos convencionais e possuem um gasto com combustível ínfimo. Desta forma, elas se tornam uma excelente alternativa ambientalmente correta para trajetos diários curtos nas grandes cidades.

Os avanços não se limitam a veículos particulares. Estendem-se também aos coletivos, como o caso do trólebus, que já circula nas ruas de inúmeras cidades. São Bernardo dos Campos já se beneficia dessa tecnologia limpa, assim como cidade de outros países: Polônia, China, Suíça, Sérvia, até mesmo, nosso amado vizinho, a Argentina, entre outros.

Enquanto esse futuro não chega, é fundamental que nos esforcemos ao máximo para reduzir nossas emissões de CO2, procurando utilizar transportes coletivos e alternativos, como a bicicleta, no lugar de veículos particulares.

Veja um vídeo relacionado ao tema:

4 comentários:

  1. Ainda sou cético com relação ao uso de carros elétricos. Você já se fez a pergunta para onde vão nossas pilhas e baterias dos nossos controles remotos e afins? Agora imagine carros elétricos produzidos em larga escala gerando esse mesmo resíduo ingrato para a natureza... Um tanto quanto desagradável. A busca por soluções já é um grande avanço, mas não creio que seja a saída. Vejo nos carros movidos a hidrogênio a melhor opção.

    ResponderExcluir
  2. Acho q tanta os carros elétricos quanto os movidos a hidrogêncio são apenas protótipos da solução final para o problema dos transportes.
    Primeiro porque ainda não se sabe o suficiente sobre eles, como por exemplo, qual são os efeitos dessas super-baterias para o corpo humano? Muitos cientistas especulam que elas podem ser prejudiciais à saúde.
    Segundo porque não é uma solução 100% ambientalmente correta, afinal, a energia usada pra carregar o carro vem de fontes que não são totalmente limpas(no caso do carro elétrico).
    Por último, acho que as pessoas deveriam pensar em usar mais meios de transporte alternativos(bicicleta, até mesmo à pé) ao invés de esperar os cientistas acharem uma solução ideal para carros. Todos tem q fazer a sua parte.
    Mas claro, é óbvio que esses modelos de carros são imensamente melhores do que os movidos a Gasolina, Diesel, Álcool e até mesmo gás veicular. O que estou dizendo é que não se pode aceitar isso como uma solução final, pois ainda dá pra melhorar muito.

    ResponderExcluir
  3. Certamente, a tecnologia está no começo. Assim como os primeiros carros, que pareciam carruagens automotoras, a tecnologia dos carros movidos por fontes de energia renováveis ainda está dando os primeiros passos. Aos poucos ela vai evoluir e chegar a um ponto que podemos considerá-la realmente sustentável e eficaz.

    Por enquanto, devemos fazer nossa parte, como bem disse o Diogo, agindo conscientemente em prol do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Interessante os posts acima..

    De fato ainda há muito que se avançar, mas ao menos andando um pouco mais a pé ou de bicileta, por exemplo, são pequenas ações que podem ser significativas.

    ResponderExcluir